Voltar SOLUÇÕES TIGRE PARA SISTEMAS PREDIAIS DE ÁGUA QUENTE


28/10/2010 05:15



 

 

A linha Aquatherm® foi especialmente desenvolvida para instalações prediais de água quente (ou fria). Fabricada de "CPVC", possui alta resistência a temperaturas mais elevadas. É composta por uma linha completa de tubos e conexões, que possibilitam a perfeita montagem do sistema de água quente em residências e em demais construções horizontais e verticais. A união entre tubos e conexões é feita por  “soldagem a frio”, ou seja, é aplicado apenas o adesivo Plástico Aquatherm® (nas bolsas das conexões e pontas dos tubos) para efetuar a soldagem. A garantia de estanqueidade do material está justamente no processo de transformação das peças em um único conjunto, proporcionado pela soldagem com o adesivo. A linha Aquatherm® pode ser utilizada com os mais diversos modelos de aquecedores (elétricos, à gás e também solares). Salientamos a utilização de marcas confiáveis que possuam dispositivos de segurança para garantir o fornecimento de água ao usuário dentro da temperatura ideal. Para conhecer a lista de aquecedores indicados para instalação com o Aquatherm® acesse o site www.tigre.com.br/aquatherm .

 

Características Técnicas

- Matéria-prima: CPVC (policloreto de vinila clorado), cor: bege;

- Diâmetros: DN 15, 22, 28, 35, 42, 54, 73, 89, 114;

Temperatura máxima de trabalho: 80ºC;

- Pressão de serviço:6,0kgf/cm² ou 60m.c.a. conduzindo água à 80ºC; 24,0kgf/cm² ou 240m.c.a. conduzindo água à 20ºC.

- Não é indicado para condução de vapor;

- Coeficiente de Dilatação Térmica Linear 6,12x10-5/ºC (médio).

O gráfico a seguir apresenta a variação de pressão de serviço da linha Aquatherm® em função da temperatura, e poderá também ser consultado para outras faixas de trabalho. O Aquatherm® também é recomendado para linhas de recalque em edifícios de grande porte, pois suporta até 240 m.c.a a 20°C.

Gráfico Pressão de Serviço Aquatherm® x Temperatura

 


AQUATHERM®

 Recomendado para linhas de recalque em edifícios de grande porte.Suporta até 240 m.c.a. e picos de temperatura de até 98°C.

NORMAS DE REFERÊNCIA
ASTM (American Society for Testing and Materials)  D-2846.ASTM (American Society for Testing and Materials) F 439 (para os diâmetros de 73 a 114) - para conexões.ASTM (American Society for Testing and Materials) F 442 (para os diâmetros de 73 a 114) - para tubos.NBR 7198 - Projeto e execução de instalações prediais de água quente.

Ítens Complementares

- Para instalação do sistema Aquatherm®, são necessários os seguintes produtos TIGRE complementares:

- Adesivo Aquatherm® ou Adesivo Especial PVC/ CPVC TIGRE para juntas soldáveis;

- Veda Rosca Líquido TIGRE ou Fita Veda Rosca TIGRE para juntas roscáveis de transição com elementos metálicos do sistema;No caso de uso do Veda Rosca Líquido, a superfície da rosca metálica deve estar isenta de graxa ou qualquer sujeira, para não prejudicar a perfeita aderência do mesmo;

- Junta de Expansão Aquatherm®: Substitui o uso de liras nas obras e é encontrada nos diâmetros 28, 35, 42, 54 mm. 

Benefícios:
- Facilidade de instalação: dispensa equipamentos especiais e mão-de-obra especializada. As juntas são soldáveis a frio (com adesivo próprio).

- Bom isolamento térmico: devido a sua baixa condutividade térmica, os tubos e conexões Aquatherm® não exigem a aplicação de isolantes térmicos quando utilizados embutidos, ou em trechos aparentes.

- Durabilidade: o CPVC Aquatherm® não sofre ataque químico das substâncias da água. Isto evita oxidação, ferrugem ou corrosão dos componentes, e incrustações que comprometam a vazão de projeto ao longo da vida útil.

Execução das Juntas Soldáveis

Antes de soldar, verifique se o encaixe entre a ponta do tubo e a bolsa da conexão está bem justo. É necessário que exista uma interferência entre as peças, pois não se estabelece a soldagem se não ocorrer pressão entre as superfícies que estão sendo unidas. 

 

 

Passo 1: Com auxílio do pincel aplicador, proceda a distribuição uniforme do Adesivo Aquatherm® ou Adesivo Especial TIGRE na bolsa da conexão e em seguida na ponta do tubo. Evite excesso de adesivo.

Passo 2: Encaixe de uma vez as extremidades a serem soldadas, dê ¼ de volta e mantenha a junta sobre pressão  manual por aproximadamente 30 segundos, até que o adesivo adquira resistência.

IMPORTANTE

 Eventuais excessos de adesivo devem ser retirados com uma estopa.Não interfira na junta soldada nos primeiros 15 min. Aguarde 8 horas para encher a tubulação de água e 24 horas para fazer o teste de pressão.


Execução das Juntas Roscáveis
Nas instalações de água quente é sempre necessário fazer interligações com peças metálicas, como registros de gaveta, de pressão, de esfera, pontos de utilização, entradas e saídas de aquecedores, etc. Nestes casos será necessário realizar juntas roscáveis, através das conexões de transição da linha Aquatherm®.Veja o exemplo de instalação a seguir, onde estão sendo acoplados o Conector Aquatherm®, um registro base de pressão e o Tê Misturador de Transição Aquatherm®.

Opção A: Aplicando Fita Veda Rosca TIGRE.Aplique a fita no sentido da rosca.

 

 

 


Após a aplicação do material vedante, rosqueie as peças.


IMPORTANTE

Sempre limpe as superfícies das roscas antes de aplicar o produto, deixando-as secas e isentas de gorduras e oxidações.
Isolamento Térmico

Isolamento Térmico

Os tubos e conexões Aquatherm® dispensam isolamento na maioria dos casos, seja quando embutidos em paredes ou aparentes. 

O uso de isolamento térmico em outros tipos de tubulação se faz necessário para diminuir o efeito de troca de calor das tubulações com o meio ambiente, o que mantém conseqüentemente a temperatura da água aquecida por mais tempo.

No caso dos produtos Aquatherm® estas trocas de calor atingem valores mínimos, tendo como causa a baixa condutividade térmica* do CPVC.

*Condutividade Térmica do CPVC :9,6 x 10-5 (cal x cm)/cm² x s x ºC (número de calorias por segundo que atravessa uma placa de 1 cm de espessura e 1 cm² de área, quando a diferença de temperatura entre as faces é de 1ºC).

Nas instalações executadas com tubos e conexões Aquatherm®, a água quente chega mais rápido ao ponto considerado, em função da pequena perda de calor ao longo da tubulação. 

O uso de isolamento térmico no CPVC é recomendado apenas nos casos onde as distâncias entre o aquecedor e o ponto de consumo estiverem acima de 20 metros ao ar livre (casos raros) ou onde a perda possa ser mais significativa (Ex: passagem por câmaras de resfriamento), a critério do projetista responsável.

A seguir apresentamos a fórmula para o cálculo de perda de temperatura em tubulação de CPVC sem isolamento: 

 


Dilatação Térmica

Todos os materiais estão sujeitos aos efeitos da dilatação térmica, expandindo-se quando aquecidos e contraindo-se quando resfriados. Na maioria das instalações embutidas essa movimentação é absorvida pelo traçado da tubulação devido ao grande número de conexões utilizadas.

Em instalações aparentes, deve-se evitar trechos longos e retilíneos entre pontos fixos.

Onde isto não for possível, a TIGRE recomenda a utilização da Junta de Expansão Aquatherm®. Outra opção ainda utilizada são as “liras” ou mudanças de direção no traçado da tubulação.

Vamos conhecer cada um desses dispositivos.

JUNTA DE EXPANSÃO AQUATHERM® TIGRE

 

 

Serve para absorver variações do comprimento dos tubos (dilatação e contração) provocadas por variações de temperatura, minimizando tensionamentos causados pela transmissão de esforços ao sistema de tubos e conexões. É instalada entre pontos fixos e retilíneos da tubulação de água quente.

Benefícios

Solução adequada que substitui o uso das liras nos diâmetros 28, 35, 42 e 54 mm, ocupando menos espaço na construção, garantindo velocidade na montagem e minimizando o risco de vazamentos;

Facilidade de instalação: peça única que agiliza o processo de montagem, com apenas 2 juntas soldáveis com adesivo;

Estanqueidade garantida graças ao duplo anel de vedação do pistão e as bolsas soldáveis.

Passo 1: A Junta de Expansão Aquatherm® já sai lubrificada de fábrica. Antes de instalá-la, faça a movimentação de todo o curso do pistão para distribuir o lubrificante.

Passo 2: A Junta de Expansão Aquatherm® deve ser instalada com o pistão parcialmente extendido. Faça a marcação do comprimento de acordo com a tabela abaixo.

Passo 3: Posicione a Junta de Expansão Aquatherm® com o pistão devidamente extendido no local onde será instalada. Faça as marcações de corte da tubulação nos locais coincidentes com o fundo das bolsas da Junta de Expansão Aquatherm®.

Passo 4:  Aplique o Adesivo Aquatherm® nas bolsas da Junta de Expansão Aquatherm® e instale-a no trecho da tubulação horizontal ou vertical.

Passo 5: Solde as duas extremidades da Junta de Expansão Aquatherm® na tubulação. Instale dois apoios próximos da Junta para facilitar o livre deslocamento do pistão.

 

Em Colunas Verticais

A tubulação deverá ter pontos fixos em seu extremo inferior e superior, bem como pontos guias com espaçamento conforme indicado em nossas fichas técnicas (a cada 2 m).

 

 

Os pontos guias deverão estar distanciados a no mínimo 20cm da Junta de Expansão, para permitir sua livre movimentação.


Em Tubulações Horizontais

Providenciar apoios para a tubulação conforme “Tabela de Espaçamento entre Suportes” da linha Aquatherm®: 
 

 


LIRAS

As “liras” são desvios na tubulação feitos com curvas a 90°, e funcionam como “molas” para garantir a boa expansão e contração das tubulações Aquatherm®. Existem 2 modelos bastante usuais: o modelo “U” ou o modelo “S” (mudança de direção), conforme as ilustrações:

 

 

As liras deverão ser instaladas sempre no plano horizontal para se evitar a formação dos sifões. É também indicado utilizar curvas ao invés de joelhos no traçado da lira, o que favorece o desempenho hidráulico da tubulação e causa menor perda de carga.

No caso de tubulações aparentes expostas aos raios ultravioleta recomendamos o recobrimento com algum material adequado ou pintura com tinta a base de água.

Obs.:  Veremos adiante como dimensionar a Junta de Expansão Aquatherm® e o tamanho das liras.

Compartilhe este artigo: Twitter Orkut Facebook Email



Cadastre-se

Cadastre-se no Mundo Tigre e tenha acesso a recursos adicionais.

Já tenho um cadastro Ainda não tenho um cadastro

O conteúdo deste site está disponível para todos os usuários, cadastrados ou não.

Dica do Hufen

Caixas de Areia

As Caixas de Inspeção de Esgoto TIGRE também podem ser utilizadas no sistema de drenagem. Porém, não esqueça que nunca se pode conectar o sistema deesgoto com...

Continue lendo
Colabora com a Enciclopédia