Voltar SOLUÇÕES TIGRE PARA SISTEMAS PREDIAIS DE ÁGUA QUENTE


28/10/2010 05:15



 

 

A linha Aquatherm® foi especialmente desenvolvida para instalações prediais de água quente (ou fria). Fabricada de "CPVC", possui alta resistência a temperaturas mais elevadas. É composta por uma linha completa de tubos e conexões, que possibilitam a perfeita montagem do sistema de água quente em residências e em demais construções horizontais e verticais. A união entre tubos e conexões é feita por  “soldagem a frio”, ou seja, é aplicado apenas o adesivo Plástico Aquatherm® (nas bolsas das conexões e pontas dos tubos) para efetuar a soldagem. A garantia de estanqueidade do material está justamente no processo de transformação das peças em um único conjunto, proporcionado pela soldagem com o adesivo. A linha Aquatherm® pode ser utilizada com os mais diversos modelos de aquecedores (elétricos, à gás e também solares). Salientamos a utilização de marcas confiáveis que possuam dispositivos de segurança para garantir o fornecimento de água ao usuário dentro da temperatura ideal. Para conhecer a lista de aquecedores indicados para instalação com o Aquatherm® acesse o site www.tigre.com.br/aquatherm .

 

Características Técnicas

- Matéria-prima: CPVC (policloreto de vinila clorado), cor: bege;

- Diâmetros: DN 15, 22, 28, 35, 42, 54, 73, 89, 114;

Temperatura máxima de trabalho: 80ºC;

- Pressão de serviço:6,0kgf/cm² ou 60m.c.a. conduzindo água à 80ºC; 24,0kgf/cm² ou 240m.c.a. conduzindo água à 20ºC.

- Não é indicado para condução de vapor;

- Coeficiente de Dilatação Térmica Linear 6,12x10-5/ºC (médio).

O gráfico a seguir apresenta a variação de pressão de serviço da linha Aquatherm® em função da temperatura, e poderá também ser consultado para outras faixas de trabalho. O Aquatherm® também é recomendado para linhas de recalque em edifícios de grande porte, pois suporta até 240 m.c.a a 20°C.

Gráfico Pressão de Serviço Aquatherm® x Temperatura

 


AQUATHERM®

 Recomendado para linhas de recalque em edifícios de grande porte.Suporta até 240 m.c.a. e picos de temperatura de até 98°C.

NORMAS DE REFERÊNCIA
ASTM (American Society for Testing and Materials)  D-2846.ASTM (American Society for Testing and Materials) F 439 (para os diâmetros de 73 a 114) - para conexões.ASTM (American Society for Testing and Materials) F 442 (para os diâmetros de 73 a 114) - para tubos.NBR 7198 - Projeto e execução de instalações prediais de água quente.

Ítens Complementares

- Para instalação do sistema Aquatherm®, são necessários os seguintes produtos TIGRE complementares:

- Adesivo Aquatherm® ou Adesivo Especial PVC/ CPVC TIGRE para juntas soldáveis;

- Veda Rosca Líquido TIGRE ou Fita Veda Rosca TIGRE para juntas roscáveis de transição com elementos metálicos do sistema;No caso de uso do Veda Rosca Líquido, a superfície da rosca metálica deve estar isenta de graxa ou qualquer sujeira, para não prejudicar a perfeita aderência do mesmo;

- Junta de Expansão Aquatherm®: Substitui o uso de liras nas obras e é encontrada nos diâmetros 28, 35, 42, 54 mm. 

Benefícios:
- Facilidade de instalação: dispensa equipamentos especiais e mão-de-obra especializada. As juntas são soldáveis a frio (com adesivo próprio).

- Bom isolamento térmico: devido a sua baixa condutividade térmica, os tubos e conexões Aquatherm® não exigem a aplicação de isolantes térmicos quando utilizados embutidos, ou em trechos aparentes.

- Durabilidade: o CPVC Aquatherm® não sofre ataque químico das substâncias da água. Isto evita oxidação, ferrugem ou corrosão dos componentes, e incrustações que comprometam a vazão de projeto ao longo da vida útil.

Execução das Juntas Soldáveis

Antes de soldar, verifique se o encaixe entre a ponta do tubo e a bolsa da conexão está bem justo. É necessário que exista uma interferência entre as peças, pois não se estabelece a soldagem se não ocorrer pressão entre as superfícies que estão sendo unidas. 

 

 

Passo 1: Com auxílio do pincel aplicador, proceda a distribuição uniforme do Adesivo Aquatherm® ou Adesivo Especial TIGRE na bolsa da conexão e em seguida na ponta do tubo. Evite excesso de adesivo.

Passo 2: Encaixe de uma vez as extremidades a serem soldadas, dê ¼ de volta e mantenha a junta sobre pressão  manual por aproximadamente 30 segundos, até que o adesivo adquira resistência.

IMPORTANTE

 Eventuais excessos de adesivo devem ser retirados com uma estopa.Não interfira na junta soldada nos primeiros 15 min. Aguarde 8 horas para encher a tubulação de água e 24 horas para fazer o teste de pressão.


Execução das Juntas Roscáveis
Nas instalações de água quente é sempre necessário fazer interligações com peças metálicas, como registros de gaveta, de pressão, de esfera, pontos de utilização, entradas e saídas de aquecedores, etc. Nestes casos será necessário realizar juntas roscáveis, através das conexões de transição da linha Aquatherm®.Veja o exemplo de instalação a seguir, onde estão sendo acoplados o Conector Aquatherm®, um registro base de pressão e o Tê Misturador de Transição Aquatherm®.

Opção A: Aplicando Fita Veda Rosca TIGRE.Aplique a fita no sentido da rosca.

 

 

 


Após a aplicação do material vedante, rosqueie as peças.


IMPORTANTE

Sempre limpe as superfícies das roscas antes de aplicar o produto, deixando-as secas e isentas de gorduras e oxidações.
Isolamento Térmico

Isolamento Térmico

Os tubos e conexões Aquatherm® dispensam isolamento na maioria dos casos, seja quando embutidos em paredes ou aparentes. 

O uso de isolamento térmico em outros tipos de tubulação se faz necessário para diminuir o efeito de troca de calor das tubulações com o meio ambiente, o que mantém conseqüentemente a temperatura da água aquecida por mais tempo.

No caso dos produtos Aquatherm® estas trocas de calor atingem valores mínimos, tendo como causa a baixa condutividade térmica* do CPVC.

*Condutividade Térmica do CPVC :9,6 x 10-5 (cal x cm)/cm² x s x ºC (número de calorias por segundo que atravessa uma placa de 1 cm de espessura e 1 cm² de área, quando a diferença de temperatura entre as faces é de 1ºC).

Nas instalações executadas com tubos e conexões Aquatherm®, a água quente chega mais rápido ao ponto considerado, em função da pequena perda de calor ao longo da tubulação. 

O uso de isolamento térmico no CPVC é recomendado apenas nos casos onde as distâncias entre o aquecedor e o ponto de consumo estiverem acima de 20 metros ao ar livre (casos raros) ou onde a perda possa ser mais significativa (Ex: passagem por câmaras de resfriamento), a critério do projetista responsável.

A seguir apresentamos a fórmula para o cálculo de perda de temperatura em tubulação de CPVC sem isolamento: 

 


Dilatação Térmica

Todos os materiais estão sujeitos aos efeitos da dilatação térmica, expandindo-se quando aquecidos e contraindo-se quando resfriados. Na maioria das instalações embutidas essa movimentação é absorvida pelo traçado da tubulação devido ao grande número de conexões utilizadas.

Em instalações aparentes, deve-se evitar trechos longos e retilíneos entre pontos fixos.

Onde isto não for possível, a TIGRE recomenda a utilização da Junta de Expansão Aquatherm®. Outra opção ainda utilizada são as “liras” ou mudanças de direção no traçado da tubulação.

Vamos conhecer cada um desses dispositivos.

JUNTA DE EXPANSÃO AQUATHERM® TIGRE

 

 

Serve para absorver variações do comprimento dos tubos (dilatação e contração) provocadas por variações de temperatura, minimizando tensionamentos causados pela transmissão de esforços ao sistema de tubos e conexões. É instalada entre pontos fixos e retilíneos da tubulação de água quente.

Benefícios

Solução adequada que substitui o uso das liras nos diâmetros 28, 35, 42 e 54 mm, ocupando menos espaço na construção, garantindo velocidade na montagem e minimizando o risco de vazamentos;

Facilidade de instalação: peça única que agiliza o processo de montagem, com apenas 2 juntas soldáveis com adesivo;

Estanqueidade garantida graças ao duplo anel de vedação do pistão e as bolsas soldáveis.

Passo 1: A Junta de Expansão Aquatherm® já sai lubrificada de fábrica. Antes de instalá-la, faça a movimentação de todo o curso do pistão para distribuir o lubrificante.

Passo 2: A Junta de Expansão Aquatherm® deve ser instalada com o pistão parcialmente extendido. Faça a marcação do comprimento de acordo com a tabela abaixo.

Passo 3: Posicione a Junta de Expansão Aquatherm® com o pistão devidamente extendido no local onde será instalada. Faça as marcações de corte da tubulação nos locais coincidentes com o fundo das bolsas da Junta de Expansão Aquatherm®.

Passo 4:  Aplique o Adesivo Aquatherm® nas bolsas da Junta de Expansão Aquatherm® e instale-a no trecho da tubulação horizontal ou vertical.

Passo 5: Solde as duas extremidades da Junta de Expansão Aquatherm® na tubulação. Instale dois apoios próximos da Junta para facilitar o livre deslocamento do pistão.

 

Em Colunas Verticais

A tubulação deverá ter pontos fixos em seu extremo inferior e superior, bem como pontos guias com espaçamento conforme indicado em nossas fichas técnicas (a cada 2 m).

 

 

Os pontos guias deverão estar distanciados a no mínimo 20cm da Junta de Expansão, para permitir sua livre movimentação.


Em Tubulações Horizontais

Providenciar apoios para a tubulação conforme “Tabela de Espaçamento entre Suportes” da linha Aquatherm®: 
 

 


LIRAS

As “liras” são desvios na tubulação feitos com curvas a 90°, e funcionam como “molas” para garantir a boa expansão e contração das tubulações Aquatherm®. Existem 2 modelos bastante usuais: o modelo “U” ou o modelo “S” (mudança de direção), conforme as ilustrações:

 

 

As liras deverão ser instaladas sempre no plano horizontal para se evitar a formação dos sifões. É também indicado utilizar curvas ao invés de joelhos no traçado da lira, o que favorece o desempenho hidráulico da tubulação e causa menor perda de carga.

No caso de tubulações aparentes expostas aos raios ultravioleta recomendamos o recobrimento com algum material adequado ou pintura com tinta a base de água.

Obs.:  Veremos adiante como dimensionar a Junta de Expansão Aquatherm® e o tamanho das liras.

Compartilhe este artigo: Twitter Orkut Facebook Email



Cadastre-se

Cadastre-se no Mundo Tigre e tenha acesso a recursos adicionais.

Já tenho um cadastro Ainda não tenho um cadastro

O conteúdo deste site está disponível para todos os usuários, cadastrados ou não.

Dica do Hufen

Dimensionamento das Tubulações de Água Fria

Para situações de pequenas instalações como a que apresentamos, pode ocorrer de o diâmetro dos sub-ramais resultar em diâmetro menor que o do ramal. Nestes caso...

Continue lendo
Colabora com a Enciclopédia