Voltar Linha Aquapluv Style TIGRE


03/11/2010 03:08



Linha Aquapluv Style TIGRE

 

 Linha completa de calhas, condutores verticais e conexões para a coleta e condução da água da chuva de telhados com beiral. Possui design moderno e diferenciado que contribui para a estética da obra.

Características Técnicas:

- Fabricados de PVC com aditivo anti U.V. (ultra violeta);
- Calhas com formato retangular;
- Duas opções de cores: branca e bege-pérola;
- Superfície interna lisa;
- Duas opções de condutor: retangular e circular.

 

- Conexões com olhais para fixação direta nas testeiras e anéis de vedação já incorporados ao produto.

- Suportes disponíveis nas seguintes versões:

Haste Metálica: para telhados sem testeira, usando o suporte de PVC.

Suporte de PVC: para uso direto na testeira ou com a haste metálica. Disponível nas cores da calha.

Suporte Metálico Dobrado: para telhados sem testeira, para encaixe direto da calha. Disponível nas cores branca, bege e zincada.


NORMA DE REFERÊNCIA
A norma da ABNT que deve ser seguida para a instalação de sistemas de águas pluviais é a NBR 10844 - Instalações Prediais de Águas Pluviais.

Benefícios
- Estética diferenciada;

 

- Maior adaptação aos projetos devido às opções de bocais de extremidade direita e esquerda, e condutores circulares e retangulares;


- Fácil e simples instalação: as peças padronizadas agilizam a montagem, olhais para fixação direta e montagem através simples encaixe;


- Durabilidade: são resistentes à ação das intempéries e não amarelam;


- Vedação perfeita.

Instruções de Instalação

Ferramentas necessárias para a instalação:
Nível de bolha, chave de fenda, nível ou barbante, lápis, arco de serra, parafusos para uso em madeira (4,2 mm x ¾”), Pasta Lubrificante TIGRE para ser usada nas vedações.

Passo 1: Verifique se o beiral possui ou não testeira.

 

Em beiral com testeira: a calha será fixada sobre ela.

 

Em beiral sem testeira a calha poderá ser fixada sobre os caibros, desde que a distância entre eles não seja superior ao espaçamento máximo entre suportes, que é de 60 cm. Caso a distância supere este valor, é recomendável a instalação de uma testeira no beiral.

Passo 2: Marque os pontos para fixação da calha e das conexões.

Em beiral com testeira: para fixar a calha na testeira utilize os suportes de PVC e as conexões, que neste caso são todos fixados diretamente na testeira. Para começar, marque a posição dos bocais, que serão os pontos de descida da água pelos condutores e que vão decidir o sentido da declividade da calha. Meça o comprimento do trecho da testeira.
Calcule o desnível entre o ponto de início e de final (junto ao condutor), a fim de garantir inclinação de 0,5% (5 mm a cada metro). Fixe o primeiro parafuso no ponto inicial e outro no ponto final. Estique uma linha entre eles e marque os pontos intermediários, mantendo um espaçamento máximo entre os suportes de 60 cm.

Em beiral sem testeira: defina o sentido das inclinações de acordo com a posição dos bocais. Neste caso, o alinhamento dos pontos de fixação já está predefinido pela posição dos caibros. É necessário, porém, marcar os desníveis entre os pontos, para respeitar a inclinação de 0,5% para a calha. Fixe o primeiro e o último parafuso. Estique uma linha entre eles e marque os pontos intermediários, no centro dos caibros.

Passo 3: Fixe as conexões e suportes.

Em beiral com testeira: fixe diretamente as conexões (emendas e bocais intermediários ou de extremidade) pendurando-as nos parafusos fixados nas posições correspondentes, conforme as figuras.  Aperte com a chave de fenda.

 

 

 

 

 Em beiral sem testeira: neste caso, estão disponíveis duas opções de suportes, cujas instruções de aplicação são as seguintes:

Opção 1
Suporte metálico dobrado: deve ser parafusado na lateral do caibro, na altura ideal para garantir a declividade de 0,5% da calha.
 

 

Opção 2
Haste metálica com suporte de PVC:  pode-se fixar a haste nas laterais dos caibros, todos à mesma altura, e regular o nível dos suportes pela fixação dos parafusos, para garantir a declividade da calha, como mostra a figura. Nestes casos, as conexões intermediárias serão sustentadas pela própria calha, pois não há superfície de testeiras para fixá-las.

Passo 4: Coloque a calha.

A calha deverá ser encaixada nos suportes e nas conexões já fixados na testeira ou nos caibros. Encaixe primeiro a parte traseira e gire a calha para baixo:

 

No caso dos beirais sem testeira, após fixar a calha, as conexões deverão ser encaixadas nela, conforme a figura:

 

 

Passo 5: Coloque os esquadros.

Após fixada a calha e as conexões, encaixe os esquadros nos pontos onde estiverem previstos, como demonstram as figuras:

Passo 6: Coloque as cabeceiras.
As últimas conexões a serem encaixadas na calha serão as cabeceiras e os bocais de cabeceira:

Passo 7: Instale os condutores.
A linha de calhas Aquapluv Style possui dois tipos de condutores: o retangular e o circular. Para medida e corte dos condutores, em ambos os casos, a primeira etapa é medir a altura e cortar os segmentos, conforme a necessidade. Deve-se sempre instalar as conexões com as pontas voltadas para baixo. A emenda dos condutores é colocada por simples encaixe:

Passo 8: Detalhe da instalação das braçadeiras.

 


Recomenda-se utilizar duas braçadeiras a cada 3m de condutor circular ou retangular. Caso seja necessário, utilize prumo para manter o condutor na vertical durante a instalação.                            
A braçadeira para condutor retangular  é composta de três partes: base, parafuso e corpo da braçadeira. Primeiro fixe a base da braçadeira na parede, utilizando parafuso e bucha adequada:

Em seguida, encaixe o corpo da braçadeira no condutor e posicione-a na base, apertando o parafuso levemente. Após ajustar a distância entre o condutor e a parede aperte firmemente o parafuso:

Já a braçadeira para condutor circular  é composta por um anel articulado e um pino de travamento. Primeiro fixe a braçadeira na parede com parafuso e bucha.

Em seguida, monte o condutor e trave a braçadeira com o pino.

 

Compartilhe este artigo: Twitter Orkut Facebook Email



Cadastre-se

Cadastre-se no Mundo Tigre e tenha acesso a recursos adicionais.

Já tenho um cadastro Ainda não tenho um cadastro

O conteúdo deste site está disponível para todos os usuários, cadastrados ou não.

Dica do Hufen

Componentes do sistema de esgoto

Um componente fundamental para o perfeito funcionamento do sistema de esgoto, e que não pode ser esquecido, é a ventilação. Mas o que é isto? Ventilaçã...

Continue lendo
Colabora com a Enciclopédia