Voltar Linha Aquapluv Style TIGRE


03/11/2010 03:08



Linha Aquapluv Style TIGRE

 

 Linha completa de calhas, condutores verticais e conexões para a coleta e condução da água da chuva de telhados com beiral. Possui design moderno e diferenciado que contribui para a estética da obra.

Características Técnicas:

- Fabricados de PVC com aditivo anti U.V. (ultra violeta);
- Calhas com formato retangular;
- Duas opções de cores: branca e bege-pérola;
- Superfície interna lisa;
- Duas opções de condutor: retangular e circular.

 

- Conexões com olhais para fixação direta nas testeiras e anéis de vedação já incorporados ao produto.

- Suportes disponíveis nas seguintes versões:

Haste Metálica: para telhados sem testeira, usando o suporte de PVC.

Suporte de PVC: para uso direto na testeira ou com a haste metálica. Disponível nas cores da calha.

Suporte Metálico Dobrado: para telhados sem testeira, para encaixe direto da calha. Disponível nas cores branca, bege e zincada.


NORMA DE REFERÊNCIA
A norma da ABNT que deve ser seguida para a instalação de sistemas de águas pluviais é a NBR 10844 - Instalações Prediais de Águas Pluviais.

Benefícios
- Estética diferenciada;

 

- Maior adaptação aos projetos devido às opções de bocais de extremidade direita e esquerda, e condutores circulares e retangulares;


- Fácil e simples instalação: as peças padronizadas agilizam a montagem, olhais para fixação direta e montagem através simples encaixe;


- Durabilidade: são resistentes à ação das intempéries e não amarelam;


- Vedação perfeita.

Instruções de Instalação

Ferramentas necessárias para a instalação:
Nível de bolha, chave de fenda, nível ou barbante, lápis, arco de serra, parafusos para uso em madeira (4,2 mm x ¾”), Pasta Lubrificante TIGRE para ser usada nas vedações.

Passo 1: Verifique se o beiral possui ou não testeira.

 

Em beiral com testeira: a calha será fixada sobre ela.

 

Em beiral sem testeira a calha poderá ser fixada sobre os caibros, desde que a distância entre eles não seja superior ao espaçamento máximo entre suportes, que é de 60 cm. Caso a distância supere este valor, é recomendável a instalação de uma testeira no beiral.

Passo 2: Marque os pontos para fixação da calha e das conexões.

Em beiral com testeira: para fixar a calha na testeira utilize os suportes de PVC e as conexões, que neste caso são todos fixados diretamente na testeira. Para começar, marque a posição dos bocais, que serão os pontos de descida da água pelos condutores e que vão decidir o sentido da declividade da calha. Meça o comprimento do trecho da testeira.
Calcule o desnível entre o ponto de início e de final (junto ao condutor), a fim de garantir inclinação de 0,5% (5 mm a cada metro). Fixe o primeiro parafuso no ponto inicial e outro no ponto final. Estique uma linha entre eles e marque os pontos intermediários, mantendo um espaçamento máximo entre os suportes de 60 cm.

Em beiral sem testeira: defina o sentido das inclinações de acordo com a posição dos bocais. Neste caso, o alinhamento dos pontos de fixação já está predefinido pela posição dos caibros. É necessário, porém, marcar os desníveis entre os pontos, para respeitar a inclinação de 0,5% para a calha. Fixe o primeiro e o último parafuso. Estique uma linha entre eles e marque os pontos intermediários, no centro dos caibros.

Passo 3: Fixe as conexões e suportes.

Em beiral com testeira: fixe diretamente as conexões (emendas e bocais intermediários ou de extremidade) pendurando-as nos parafusos fixados nas posições correspondentes, conforme as figuras.  Aperte com a chave de fenda.

 

 

 

 

 Em beiral sem testeira: neste caso, estão disponíveis duas opções de suportes, cujas instruções de aplicação são as seguintes:

Opção 1
Suporte metálico dobrado: deve ser parafusado na lateral do caibro, na altura ideal para garantir a declividade de 0,5% da calha.
 

 

Opção 2
Haste metálica com suporte de PVC:  pode-se fixar a haste nas laterais dos caibros, todos à mesma altura, e regular o nível dos suportes pela fixação dos parafusos, para garantir a declividade da calha, como mostra a figura. Nestes casos, as conexões intermediárias serão sustentadas pela própria calha, pois não há superfície de testeiras para fixá-las.

Passo 4: Coloque a calha.

A calha deverá ser encaixada nos suportes e nas conexões já fixados na testeira ou nos caibros. Encaixe primeiro a parte traseira e gire a calha para baixo:

 

No caso dos beirais sem testeira, após fixar a calha, as conexões deverão ser encaixadas nela, conforme a figura:

 

 

Passo 5: Coloque os esquadros.

Após fixada a calha e as conexões, encaixe os esquadros nos pontos onde estiverem previstos, como demonstram as figuras:

Passo 6: Coloque as cabeceiras.
As últimas conexões a serem encaixadas na calha serão as cabeceiras e os bocais de cabeceira:

Passo 7: Instale os condutores.
A linha de calhas Aquapluv Style possui dois tipos de condutores: o retangular e o circular. Para medida e corte dos condutores, em ambos os casos, a primeira etapa é medir a altura e cortar os segmentos, conforme a necessidade. Deve-se sempre instalar as conexões com as pontas voltadas para baixo. A emenda dos condutores é colocada por simples encaixe:

Passo 8: Detalhe da instalação das braçadeiras.

 


Recomenda-se utilizar duas braçadeiras a cada 3m de condutor circular ou retangular. Caso seja necessário, utilize prumo para manter o condutor na vertical durante a instalação.                            
A braçadeira para condutor retangular  é composta de três partes: base, parafuso e corpo da braçadeira. Primeiro fixe a base da braçadeira na parede, utilizando parafuso e bucha adequada:

Em seguida, encaixe o corpo da braçadeira no condutor e posicione-a na base, apertando o parafuso levemente. Após ajustar a distância entre o condutor e a parede aperte firmemente o parafuso:

Já a braçadeira para condutor circular  é composta por um anel articulado e um pino de travamento. Primeiro fixe a braçadeira na parede com parafuso e bucha.

Em seguida, monte o condutor e trave a braçadeira com o pino.

 

Compartilhe este artigo: Twitter Orkut Facebook Email



Cadastre-se

Cadastre-se no Mundo Tigre e tenha acesso a recursos adicionais.

Já tenho um cadastro Ainda não tenho um cadastro

O conteúdo deste site está disponível para todos os usuários, cadastrados ou não.

Dica do Hufen

Curvas TIGRE

Ao fazer reduções concentradas procure utilizar buchas de redução longas ao invés das curtas....

Continue lendo
Colabora com a Enciclopédia