Voltar Linha Grelhas e Calhas de Piso TIGRE


03/11/2010 05:22



Linha Grelhas e Calhas de Piso TIGRE

A TIGRE possui o sistema mais completo de grelhas e calhas para coleta e condução de água e outros líquidos que escoam da superfície de pisos. Podem ser aplicadas em pisos de pátios, jardins, estacionamentos, garagens, praças, piscinas e indústria, graças à sua elevada resistência química.

Características Técnicas

- Fabricadas de PVC rígido com aditivo anti UV (proteção contra os raios ultravioletas);
- Grelhas e tampas cegas nas cores cinza, branco e areia;
- Sistema de Juntas através de encaixes e soldagem entre as calhas e as conexões;
- Grelhas com sistema de encaixe entre si;
- Calhas e grelhas rígidas indicadas para aplicações em trechos retilíneos: não aceitam curvatura em planta ou perfil;
- Superfícies das calhas completamente lisas.

Componentes da Linha

Calha de Piso Normal: mais leves, possuem parede lisa com 2 mm de espessura. Necessita de escoramento durante a concretagem. Pode ser cortada em qualquer ponto e são encaixadas entre si por meio de emenda e Adesivo Plástico TIGRE. Necessita de lastro de concreto para assentamento.
Resistente a despejos até 50ºC em regime contínuo.

 

130 x  140 x 2500 mm
200 x  160 x 2500 mm

 

Calha de Piso Reforçada: calhas com paredes reforçadas e espessura de 3 mm, dispensa escoramento durante a concretagem. Podem ser cortadas a cada 10cm  (nas marcações existentes em seu corpo, que servem para encaixe entre as calhas). São soldadas com Adesivo Plástico TIGRE e necessitam de lastro de concreto para assentamento. Resistem a despejos até 75ºC em regime contínuo.

 

130 x   75 x 500 mm
130 x 148 x 500 mm

Conexões: esquadros, cabeceiras, bocais e demais componentes para execução de mudanças de direção, escoamento e tamponamento no final das linhas.

Perfil tipo Marco: Recomendado para a colocação das grelhas em calhas de concreto ou alvenaria. Pode ser utilizado em reformas ou em locais onde a calha necessite de desnível.

20 x 15 x 2500 mm

Tampas cegas: são recomendadas para aplicações em trechos onde não seja necessário coletar água do piso. Utilizadas para tráfego de pedestres (500 kg).

Grelhas: permitem a captação de água do piso. Existem vários modelos para escolha conforme a carga que passará sobre a superfície onde serão instaladas (veja instruções de instalação).

As Grelhas Articuladas são recomendadas para aplicações em piscinas redondas ou sinuosas em locais que necessitem de curvas. Utilizadas onde só existe tráfego de pedestres.

 



O comprimento da Grelha Articulada pode ser reduzido ou aumentado, conforme a necessidade, bastando encaixar os segmentos que compõem a grelha.

Obs.: As Grelhas Rígidas, que suportam maior peso, não precisam ser usadas necessariamente com as Calhas Reforçadas, já que a carga é suportada pelo lastro de concreto que envolve a calha.
A escolha entre Calha de Piso Normal e Reforçada não depende do tráfego local, pois são apenas revestimentos dos lastros de concreto.        
A temperatura do despejo e a forma de instalação é que determinam esta escolha.

NORMAS DE REFERÊNCIA
As Grelhas e Calhas de Piso TIGRE obedecem às exigências da NBR 10844 - Instalações Prediais de Águas Pluviais.

 

Instalação da Calha de Piso Normal TIGRE

 

Passo 1: Cave uma vala com largura e profundidade maiores que as dimensões da calha.  Adote 5cm de folga conforme ilustração.

Passo 2: Faça um berço de concreto com 10cm de espessura e evite que fiquem pedras salientes.                

Passo 3: Monte a calha, fora da vala, com as conexões apropriadas. Utilize Adesivo Plástico TIGRE para soldar as peças.

Passo 4: Faça pequenos furos, a cada 50cm, na parte plana das abas da calha. Isto permitirá a saída do ar e do cimento líquido no momento da instalação.

Passo 5: Para garantir uma boa aderência da calha no concreto, siga as instruções:

Lixe as superfícies externas laterais;
Aplique Adesivo Plástico TIGRE no local lixado;
Pulverize as superfícies com areia seca;
Deixe secar por algum tempo.

 

 

Passo 6: Instale a calha juntamente com a grelha. Isto evitará que a calha se deforme durante a cura do concreto. Coloque pequenas tiras de papelão entre a calha e a grelha para criar uma folga mínima. Preencha a vala com concreto ou graute (argamassa polimérica).

IMPORTANTE
Cuidado para que não fiquem buracos ou vazios.

 

 

Passo 7: Para garantir a uniformidade do alinhamento das calhas, recomenda-se colocar sarrafos de madeira nas duas laterais, posicionando-os transversalmente a cada metro, conforme desenho acima. Esses sarrafos evitarão torções e desalinhamentos das calhas durante a concretagem.

 

Passo 8: O acabamento do piso deve ficar alguns milímetros acima do nível da calha.

IMPORTANTE
No caso de pisos revestidos, o revestimento não pode ficar apoiado sobre a aba da calha. 

Instalação da Calha de Piso Reforçada TIGRE

 

O perfil modular é fornecido em peças de 50cm de comprimento, compostas por 5 módulos de 10cm cada. As peças de 50cm se encaixam entre si.
Cortando no centro do reforço que separa cada módulo, é possível fazer o encaixe com outros elementos e trabalhar com comprimentos múltiplos de 10cm.

 

Utilizando-se adesivos de PVC, os perfis modulares assumem a estrutura de uma calha monolítica, garantindo uma perfeita estanqueidade ao sistema.

Havendo necessidade de utilizar uma das saídas laterais DN 40, use o adaptador bolsa/ponta que acompanha o Bocal com Saídas.

Faça a ruptura do diafragma conforme ilustrado.

Exemplo de encaixe de cabeceira que, com a ruptura do diafragma, torna-se uma cabeceira com saída.

 

Para instalação na vala proceda da seguinte forma:

Passo 1: Cave uma vala de maneira que sobrem, no mínimo, 5cm de cada lado em relação ao perfil da calha.
Passo 2: Monte a calha, fora da vala, utilizando as conexões apropriadas para a junção das peças. Use adesivo de PVC, assim a montagem ficará monolítica e estanque.
Passo 3: Instale a calha com as grelhas já colocadas, para evitar que os perfis se deformem quando da cura do concreto.
Passo 4: Preencha cuidadosamente a vala com uma argamassa de cimento e areia tipo graute, de modo que não fiquem buracos ou vazios.

Obs.: Os perfis não são autoportantes, funcionam apenas como fôrmas, por essa razão o sistema necessita de suportes de concreto, na base e nas laterais.

Instalação do Marco para Grelha de Piso

Os Marcos para Grelha de Piso TIGRE, foram desenvolvidos para possibilitar a fácil e rápida instalação das grelhas de PVC TIGRE em calhas de concreto ou alvenaria.

 

Faça furos, a cada 50cm, na aba horizontal do marco conforme ilustração, para permitir a saída do ar e do cimento líquido quando da sua instalação.

A instalação dos marcos pode ser executada de duas maneiras:
a) Com sarrafo de madeira;
b) Sem sarrafo de madeira.


a) Opção com sarrafo de madeira:

Passo1: Primeiramente concrete a calha com as dimensões adequadas ao tamanho das grelhas, conforme ilustrações.

Passo 2: Após a cura do concreto, fixe os marcos de PVC e sarrafos de madeira (espaçados de 50cm) na calha de concreto utilizando parafusos e buchas plásticas. Preencha os espaços assinalados com as setas cuidadosamente com argamassa de alta resistência do tipo graute.

Passo 3: Um reforço pode ser feito fixando a aba horizontal do marco no material de enchimento com um parafuso adicional.


b) Opção sem sarrafo de madeira:

Passo 1: Após a cura do concreto, fixe os marcos de PVC diretamente na calha de concreto através de parafusos e buchas plásticas. Repare que neste caso, o rebaixo da calha de concreto deverá ser de 35mm.

IMPORTANTE
Os marcos devem ser instalados nivelados, e colocados rigorosamente na distância adequada à largura das grelhas, com 1mm de folga.
Faça a medição pelas partes internas das abas verticais dos perfis, conforme ilustração.

 

Passo 2: Enquanto não se tem uma cura definitiva da calha de concreto, insira pequenas tiras de papelão entre os Marcos e a Grelha para se manter uma folga mínima.

Passo 3: O acabamento do piso deve ficar alguns milímetros mais alto do que as grelhas.  No caso de pisos revestidos, o revestimento não deve ser apoiado sobre as abas dos Marcos.

Compartilhe este artigo: Twitter Orkut Facebook Email



Cadastre-se

Cadastre-se no Mundo Tigre e tenha acesso a recursos adicionais.

Já tenho um cadastro Ainda não tenho um cadastro

O conteúdo deste site está disponível para todos os usuários, cadastrados ou não.

Dica do Hufen

Componentes do sistema de esgoto

Um componente fundamental para o perfeito funcionamento do sistema de esgoto, e que não pode ser esquecido, é a ventilação. Mas o que é isto? Ventilaçã...

Continue lendo
Colabora com a Enciclopédia