Página Inicial » Sustentabilidade » Matéria-prima (PVC)

Matéria-prima (PVC)


Compromissos Tigre Segundo o U.S. Green Building Council (USGBC), o PVC é adequado aos padrões da construção sustentável, pois atende plenamente o sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).
Conheça melhor as principais vantagens do PVC:

Baixa dependência do petróleo

Um dos aspectos ambientais mais importantes e benéficos do PVC está na origem de seus insumos: cloro, eteno (também conhecido como etileno) e água.
A principal matéria-prima do PVC é o sal marinho, recurso renovável na natureza. A partir dele se obtém o cloro, que representa 57% do PVC em peso. Os 43% restantes são obtidos a partir do petróleo, utilizado na forma de eteno. Entretanto, o PVC consome apenas 0,3% do petróleo extraído no mundo.

O PVC é 100% reciclável

O índice de reciclagem do PVC tem crescido ano após ano no Brasil, atingindo um patamar próximo à média de reciclagem de plásticos dos países da União Européia.
O PVC é o plástico com menor presença, em peso, no lixo urbano, com apenas 0,7% e representa 4,7% do total de plásticos descartados..

O PVC é um material durável

Os produtos de PVC para a construção duram de 50 a 100 anos, saindo, portanto, da classificação de produtos descartáveis. Em 2005, o USGBC – United States Green Building Council mostrou que o PVC tem desempenho ambiental similar ao de outros materiais aplicados na construção civil.

O PVC apresenta benefícios para o meio ambiente

Destaca-se por ser um excelente isolante térmico, contribuindo para a diminuição do consumo de energia elétrica e emissão de gases causadores do efeito estufa. Sua estanqueidade garante, por exemplo, que o lençol freático não corra o risco de ser contaminado durante a condução de esgoto.

O PVC melhora a vida das pessoas

É atóxico, leve, resistente, impermeável e não inflamável. Por isso, é indicado para diversas aplicações, incluindo a perfeita condução de água e esgoto.

Outras vantagens do PVC

  • • A leveza do material permite a utilização de veículos mais leves para o transporte e, portanto, mais econômicos e com menos emissão de carbono.
  • • A simplicidade da instalação permite a inclusão no mercado de trabalho de milhares profissionais