Página Inicial » Sustentabilidade » Saneamento Básico

Saneamento Básico


Saneamento Básico Para a TIGRE, o saneamento básico está relacionado à saúde e qualidade de vida, à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento do país. De acordo com estudos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o brasileiro vive menos por falta de saneamento básico.

Apenas metade da população brasileira tem acesso à rede de coleta de esgoto, diante de quase 100 milhões de pessoas que não contam com a mesma sorte. O tratamento do esgoto coletado chega a apenas 30% da população. O que não é coletado e tratado é despejado diretamente no meio ambiente, em rios, lagos, mares e mananciais.

Diante do desafio de mudar esse cenário, a TIGRE mantém e apóia as seguintes iniciativas:

INSTITUTO TRATA BRASIL

Trata Brasil A Tigre e outras importantes empresas do país fundaram em julho de 2007 o Instituto Trata Brasil. O Instituto é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, que tem como proposta criar um movimento nacional que envolva diferentes segmentos da sociedade para conscientizar a população sobre a importância do saneamento básico para a saúde, meio ambiente e desenvolvimento do país, além de cobrar do Poder Público que assegure recursos suficientes e permanentes para este setor no Brasil.

Para saber mais sobre o instituto acesse: www.tratabrasil.org.br

PROJETO ÁGUA E CIDADE:

Água e Cidade Água e Cidade é uma organização não governamental que tem como objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade para o uso racional da água de abastecimento e a conservação dos rios urbanos. Tem como missão apoiar e desenvolver ações para defesa e manutenção da qualidade de vida do ser humano, dos recursos hídricos e do meio ambiente, através da sensibilização e da tecnologia.

Para saber mais sobre o projeto acesse: www.aguaecidade.org.br

PROJETO ESGOTO É VIDA:

Esgoto é Vida O projeto Esgoto é Vida foi elaborado para fornecer uma série de informações sobre a situação dos sistemas de esgoto sanitário no Brasil, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a dramática situação do saneamento básico no país. O Dossiê apresenta uma relação de doenças resultantes da ausência de esgoto sanitário e sua transmissão, e fontes para captação de recursos que podem ser aplicados em saneamento.

Para saber mais sobre o projeto acesse: www.esgotoevida.org.br