Página Inicial » Institucional » Imprensa

Imprensa

24/05/2012

Com Lean, Tigre aumenta faturamento com com ‘zero investimento’

Sem fazer investimentos em novos equipamentos e mão de obra direta, uma das empresas brasileiras mais internacionalizadas do país incrementa faturamento em famílias de produtos envolvidas com implementação Lean, explica Gerente Corporativo de Qualidade e Lean, que vai detalhar case no 10º Lean Summit Brasil 2012, dias 7 e 8 de agosto, em São Paulo, encontro que vai reunir cases Lean de 32 grandes empresas.

Multinacional brasileira líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios no país e uma das maiores do mundo, originária de Joinville (SC), a Tigre vem conquistando resultados impressionantes ao adotar o Sistema Lean de gestão – mesmo em pouco tempo de implementação desse sistema, originário do modelo Toyota, que vem revolucionando a gestão de empresas de diversos setores e em todo mundo.

Segundo Marcelo Bezerra, Gerente Corporativo de Qualidade e Lean da Tigre, a empresa começou a implementar o Sistema Lean há pouco mais de três anos e já conseguiu, fruto do novo sistema, um crescimento significativo no faturamento de várias famílias de produtos que estão dentro do escopo de implementação da nova gestão.

“O ganho de competitividade é evidente neste terceiro ano de jornada Lean. É Importante ressaltar que esse crescimento aconteceu com zero investimento em novos equipamentos e mão de obra direta. Basicamente, o trabalho envolveu mudança de layout, implementação de técnicas básicas de gestão operacional, gestão à vista e trabalho padronizado, seguidos da aplicação de um novo paradigma de planejamento e resolução de problemas”, resumiu Bezerra.

O especialista da Tigre vai detalhar o case da empresa no 10º Lean Summit Brasil 2012, que vai ocorrer dias 7 e 8 de agosto deste ano, em São Paulo, encontro no qual uma série de 32 grandes empresas, de setores variados, entre as mais importantes do país, vão compartilhar suas experiências e os ganhos com a adoção do Sistema Lean.

Veja a lista completa das 32 empresas que vão detalhar cases exclusivos no encontro:

Embraer, Volkswagen, Alcoa, GM, IBM, Brasil Foods, Scania, Mercedes-Benz, Globo.com, Volkswagen Ônibus e Caminhões (MAN), Porsche, Tigre, Siemens, Bosch, 3M, Holcim, Whirlpool, Saint-Gobain, Eaton, ThyssenKrupp, Docol, Novartis, Villares Metalls, Delphi, GKN, Flextronics, Ci&T, Itesa, Rexam, EDP, Construtora C.Rolim, Instituto Oncológico do Vale.

Na Tigre, relata Marcelo Bezerra, a adoção do Lean já se estende por várias unidades produtivas da empresa no Brasil e na América do Sul. “Pretendemos chegar até o final de 2012 com iniciativas em todas as unidades do grupo”, ressaltou o especialista.

O “Sistema Tigre de Produção (STP)”, como é chamado o modelo Lean internamente na empresa, vem sendo desenvolvido em quatro frentes de atuação: nos processos de Manufatura, na Logística, no Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos e na área Administrativa da empresa.

O sistema vem sendo implementado por meio de projetos específicos de melhorias e execução de “kaizens”, que visam melhorias nos fluxos de valor industrial, na logística interna e entre fábricas, nos fluxos de desenvolvimento de produtos, nos projetos de novas fábricas e expansões e ainda nos fluxos de informação das áreas administrativas.

“A Tigre entende que o Sistema Lean é uma estratégia para aumento de competitividade. Nesse sentido, nosso Sistema Tigre de Produção foi desenvolvido com o objetivo de eliminar desperdícios e capacitar as pessoas, visando excelência nos processos de injeção e extrusão da empresa”, explica o executivo.

A Tigre é a 12ª empresa brasileira mais internacionalizada do Brasil, segundo estudo realizado, em 2011, pela Fundação Dom Cabral. Presente em 38 países, conta com mais de seis mil funcionários, em 22 fábricas, sendo 9 no Brasil e 13 no exterior.

Serviço:
O quê:
10º Lean Summit Brasil.
Quando: 7 e 8 de agosto de 2012.
Onde: Transamérica Expo Center, em São Paulo (avenida Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro).
Mais informações sobre o evento: (11) 5571-0804 (Lean Institute Brasil) ou pelo http://www.lean.org.br/

Realização:
Lean Institute Brasil
http://www.lean.org.br/

Informações à imprensa sobre o evento:
Jornalista Alexandre Possendoro (mtb 026 410/sp), possendoro@uol.com.br, (11) 5589-9748/(11) 9648-0008.

Informações à imprensa sobre a Tigre:
CDN – Comunicação Corporativa
Licia Martinez / Edgard Carvalho / Julio Franco
(11) 3643-2762 /(11) 3643-2936 / (47) 3461 3348
licia.martinez@cdn.com.br / edgard@cdn.com.br / imprensa@tigre.com

Últimas Notícias

 1  2 3 Próximo »