Página Inicial » Institucional » Imprensa

Imprensa

17/07/2012

Tigre foi escolhida para fornecer produtos à cidade sustentável Pedra Branca

Produtos atenderam às exigências das construtoras e farão parte das obras de 254 salas comerciais e 822 apartamentos 

A Tigre, multinacional brasileira líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios no país e uma das maiores do mundo, fechou um contrato com a Cidade Sustentável Pedra Branca, em construção em Palhoça, na Grande Florianópolis (SC), para fornecer produtos que atenderão as instalações hidráulicas, de esgoto e drenagem de empreendimentos comerciais e residenciais a serem construídos em dois milhões de m² de área. Os produtos como a Grelha Ecológica Tigre e a gama de serviços, que inclui monitoramento da obra e cursos in loco para os profissionais foram importantes para a decisão da escolha da marca.

O projeto do chamado “bairro-cidade” começou a ser implantado a partir do ano 2000 tendo como âncora inicial o campi da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) com seus mais de oito mil alunos em 23 cursos. A Pedra Branca já nasceu com o objetivo de ser uma nova centralidade para a área continental da região metropolitana em torno da capital catarinense e contempla em seus mais de 250 hectares espaços com os mais diversos usos. A partir de 2005, o empreendimento passou  a nortear-se intensivamente pelos conceitos de urbanismo sustentável no desenho urbano, na ocupação do solo e na tecnologia e materiais empregados nas obras.

“Ficamos muito satisfeitos em fazer parte desse projeto e poder reforçar que nossos produtos também atendem às exigências das construtoras envolvidas nesta obra. A Tigre tem uma forte preocupação com as questões ambientais, uma vez que investe em pesquisa e desenvolvimento para atender esse tipo de demanda, como foi o recente lançamento da grelha ecológica feita a partir de um plástico fabricado com etanol da cana de açúcar. Investimos também em projetos internos de conscientização com nossos funcionários”, afirma Paulo Cardozo, diretor comercial da Tigre.

Por meio das construtoras THA e G Engenharia, a Tigre vai fornecer sua Linha Aquatherm e PPR Termofusão – sistemas de condução de água quente; Tubos e Conexões da linha Soldável para água fria; Tubulações para sistema de esgoto; Grelhas Ecológicas; Registros e Válvulas; Linha Tigreflex – conduítes para instalação elétrica em sistemas prediais; Eletroduto Roscável – tubos de PVC rígido para proteção mecânica nas instalações elétricas embutidas e Tubos Drenoflex – para sistemas de drenagem. Esses produtos atenderão 16 torres, que abrangem 254 salas comerciais e 822 apartamentos residenciais. Além disso, a Tigre está se estruturando para capacitar os profissionais que vão trabalhar nas obras, mostrando técnicas de instalações hidráulicas e elétricas.

“A escolha dos produtos a serem aplicados nas obras de urbanismo (pavimentação, drenagem, redes de esgoto e água, iluminação, paisagismo) e nas edificações seguem critérios de sustentabilidade baseados nas exigências do sistema internacional LEED. São diversos fatores e entre eles a baixa geração de resíduos durante a aplicação, emprego de substâncias não tóxicas, baixa emissão de  produtos orgânicos voláteis, recicláveis, processo de produção de baixo impacto ambiental. A Tigre, nos seus diversos produtos, atende os objetivos que almejamos na Pedra Branca e por isso foram especificados para nossas obras”, ressalta Dilnei Bittencourt, engenheiro da incorporadora Pedra Branca.

SOBRE A TIGRE

A Tigre é a multinacional brasileira líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios no país e uma das maiores do mundo. Referência nos mercados Predial, de Infraestrutura, Irrigação e Indústria, é reconhecida também pela sua cultura de valorização das pessoas. Fundada em 1941, tem nove plantas no Brasil, incluindo fábrica de pincéis (Pincéis Tigre), perfis de PVC (Claris) e acessórios (Plena) e 13 no exterior (Argentina (2), Bolívia (2), Chile (3), Colômbia, Equador, Peru, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai). Conta com aproximadamente sete mil funcionários e fabrica mais de 450 mil toneladas de produtos anualmente. A receita bruta em 2011 foi de R$ 2,9 bilhões.

SOBRE A PEDRA BRANCA

Referência para o mercado nacional em Urbanismo Sustentável e o único projeto na América Latina nestes padrões, a Pedra Branca foge do conceito dos condomínios fechados. Na Pedra Branca a proposta é justamente de que os moradores tenham uma cidade aos seus pés, integrando em um mesmo local lojas, empresas, mercados, farmácias, bancos, residências. Completado apenas um ano do início do novo centro de bairro já foram lançados e comercializados 11 novos edifícios – nos próximos dez anos o empreendimento deve abrigar cerca de 30 mil moradores.

Estão engajados no projeto importantes escritórios de arquitetura e urbanismo, com a participação de consultores do exterior. O empreendimento conta ainda com a parceria da ESPB, empresa imobiliária do Grupo Espírito Santo, um dos principais grupos econômicos de Portugal. A Pedra Branca foi o único projeto da América do Sul selecionado pela fundação do ex-presidente americano Bill Clinton para integrar o Programa do Clima Positivo. Mais informações: www.cidadepedrabranca.com.br.

Últimas Notícias

 1  2 3 Próximo »