Conheça as diretrizes estratégicas que guiam o desenvolvimento sustentável da Tigre:

1 - ASSEGURAR A CONFORMIDADE LEGAL E ÉTICA EM TODAS AS AÇÕES DA EMPRESA

A Tigre é uma empresa de grande porte, com processos de fabricação em várias unidades de negócios, instalada em diversas regiões e países. Devido às características das suas operações e de sua abrangência, tem o potencial de gerar impactos adversos ao meio ambiente e à sua rede de relacionamentos.

Sabendo disso, a empresa busca deixar uma pegada positiva em cada uma das comunidades onde está presente. Além do cumprimento rigoroso de todas as normas e legislações vigentes, a marca lidera uma série de iniciativas como, por exemplo, o Código de Ética.

2 - EVOLUIR CONTINUAMENTE AS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS, INFLUENCIANDO AS PARTES INTERESSADAS PARA UMA CULTURA DE SUSTENTABILIDADE

A empresa é um organismo dinâmico e em constante melhoria para atender os interesses dos públicos que afetam diretamente o sucesso do negócio. Evoluir continuamente em aspectos socioambientais é um dos objetivos da Tigre, a fim de influenciar a todos para uma cultura de sustentabilidade.

Conheça as iniciativas:

ICRH

Braço social do Grupo Tigre, o Instituto Carlos Roberto Hansen é um dos pilares do conceito de sustentabilidade da empresa, que se constrói no equilíbrio entre a atividade econômica, o cuidado com o meio ambiente e a certeza de que o lugar onde as pessoas vivem pode ser sempre melhor. Criado em 2003, o ICRH promove ações nas áreas de educação, cultura, esporte, saúde e saneamento que atendem crianças e adolescentes de baixa renda ou em situações de vulnerabilidade.

CAPACITAÇÃO

Capacitamos anualmente mais de 100 mil profissionais. Frequentemente, recebemos relatos de pessoas que tiveram o primeiro contato com a marca Tigre nas capacitações gratuitas oferecidas pela empresa e, muitas dessas pessoas, se profissionalizaram e conseguiram o primeiro emprego em função desse apoio.

TRATA BRASIL

Através do Instituto Trata Brasil, procuramos alertar a população e os governantes sobre a importância do tratamento da água e do esgoto. O Instituto é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. Sua missão é contribuir para a melhoria da saúde da população e a proteção dos recursos hídricos do país, através da universalização do acesso aos serviços de água tratada, coleta, tratamento dos esgotos e redução das perdas de água. A Tigre foi uma das fundadoras do Trata Brasil em 2007 e, atualmente, nosso presidente Otto von Sothen ocupa a posição de Presidente do Conselho.

Conheça o site do Instituto Trata Brasil
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Entre 2013 e 2015, a Tigre obteve financiamento a juro zero para implantar um projeto orçado em R$ 7,3 milhões, que substituiu os equipamentos das fábricas de Joinville e Rio Claro por tecnologias mais modernas em eficiência energética. Basicamente, o projeto de eficiência energética consiste em renovação tecnológica, melhorias no processo e ações comportamentais.

USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA

O projeto consiste em:

  • Tratamento e reutilização de 100% da água de processo.
  • Captação de água da chuva.
  • Tratamento de efluente sanitário.
  • Torres secas para evitar evaporação d'água (ganhos também em eficiência energética).
  • Instalação de torneiras econômicas.
  • Programas de conscientização de uso do recurso.

3 - OFERECER SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O setor da construção tem extrema importância na superação dos desafios globais do desenvolvimento sustentável. Aspectos como água, materiais, sistemas construtivos, resíduos, mudanças climáticas, infraestrutura, desenvolvimento urbano e eficiência energética estão no centro desta agenda. Por meio das competências da marca, podemos proporcionar soluções que melhoram as condições de vida das pessoas e do planeta.

Algumas delas são:

O USO DO PLÁSTICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A Tigre foi pioneira ao introduzir o plástico na construção civil, ainda na década de 1950. Atualmente, o PVC é o material utilizado em 92% da sua produção. O PVC é reconhecido no mundo todo por estar adequado aos padrões da construção sustentável e por ter impacto direto na redução do custo da obra.

BAIXA DEPENDÊNCIA DO PETRÓLEO

Um dos aspectos ambientais mais importantes e benéficos do PVC está na origem de seus insumos: cloro, eteno (também conhecido como etileno) e água. A principal matéria-prima do PVC é o sal marinho, recurso natural renovável. A partir dele se obtém o cloro, que representa 57% do PVC em peso. Os 43% restantes são obtidos a partir do petróleo, utilizado na forma de eteno. Entretanto, o PVC consome apenas 0,3% do petróleo extraído no mundo.