EVOLUÇÃO DA MARCA

Conheça o nascimento e evolução da marca que se fez inconfundível na mente e nas casas de milhares de pessoas através dos anos.

A Tigre faz parte do dia a dia de milhares de pessoas desde seu nascimento, em 1941. É a marca mais lembrada e preferida do Brasil, segundo a pesquisa Top of Mind realizada anualmente pelo instituto Data Folha.

Para milhares de consumidores não há dúvidas: quando o assunto é materiais de construção, a solução é Tigre.

Evolução da Marca

Não se sabe ao certo a origem do nome da marca. O que se sabe, é que na época de sua fundação era muito comum nomear produtos com nomes de animais. Corre ainda que a beleza, força e imponência dos tigres tenha influenciado na escolha do nome.

Ao longo do tempo a empresa evoluiu em todos os aspectos, mas algumas coisas nunca mudaram, e formaram a personalidade de sua marca: sua essência pioneira e inovadora, a qualidade incontestável de seus produtos, a confiança e parceria com a qual se relaciona com seus públicos e a garra com a qual avança a cada dia.

Esta força é expressa no principal símbolo da marca, a pata, cuja pegada já é referência de mercado e carrega toda a essência visionária da Tigre.

Ela surgiu em 1988 e está presente nos produtos da marca até hoje. Nasceu de uma ideia de Sergio Soares Sobral, grande parceiro do fundador João Hansen Junior. Sobral estava em um leilão de gado e viu impressa em uma lata de ração a pata de uma jaguatirica, e em questão de segundos veio a grande ideia: por que não a pata de um tigre? Ele pediu para um engenheiro de produção da empresa muito bom com desenhos esboçar a pata, o engenheiro foi até um zoológico, observou os animais e criou a patinha mais famosa das Américas.

Pioneira nos meios de comunicação, a Tigre foi a primeira empresa do segmento a anunciar na televisão, ganhando o coração dos brasileiros numa categoria de produtos até então desconhecida, através de uma comunicação sempre criativa e bem-humorada, que fala a língua dos consumidores e profissionais.

Desde os anos 60, a presença da Tigre nas telinhas foi marcada por campanhas ousadas que atestavam a qualidade dos produtos, com personagens icônicos como Zeca Diabo, interpretado pelo ator Lima Duarte, Alberto Roberto, com Chico Anysio ensinando o consumidor a identificar as patinhas, além do famoso Ted Tigre e sua companheira, Joana D'água.

Além de divertida, a trajetória da Tigre na comunicação cumpriu um importante papel na orientação dos consumidores e profissionais da construção em relação aos benefícios do PVC, ajudando a desmistificar o uso do plástico na construção civil.

Em 2003, a marca passou pela mudança visual mais significativa desde o surgimento da pata: a criação de uma logo arredondada e com um toque a mais de cor. Essa logo é o marco de uma nova era para a empresa, com uma identidade visual mais arrojada que carrega a força, competência e diversidade de produtos oferecidos, que passou a atuar em novos ramos além de tubos e conexões, tais como ferramentas para pintura e portas e janelas. O arco presente na marca simboliza a ressonância da água quando o Tigre caminha.

Os slogans da marca também marcaram épocas, dando ênfase a diferentes aspectos de sua proposta de valor durante os anos.

"Quem faz com Tigre faz para sempre"

Um dos slogans mais fortes do histórico da marca, que mostrava aos consumidores que o plástico não é um material frágil como se imaginava, mas sim, uma garantia de qualidade para toda a vida.

"Como Tigre, só tem Tigre"

Reforçando o diferencial da marca em qualidade, confiança e serviços ao consumidor.

"Inovando para construir melhor"

Representa a constante busca da empresa em criar soluções inovadoras para o mundo da construção.

"É Tigre pra toda obra"

Slogan atual que demonstra a extensão do portfólio, atuando com diversas soluções para o mercado de materiais de construção.

Hoje, a famosa patinha, sinônimo de inovação e qualidade, está presente ao redor do mundo todo através de plantas próprias ou da exportação de seus produtos, atuando nos segmentos de hidráulica, elétrica, drenagem, acessórios sanitários, infraestrutura, indústria, irrigação, ferramentas para pintura, portas e janelas e muito mais.

E esta história está apenas começando. A marca cresce, se modifica, conquista novas gerações de consumidores e evolui todos os dias acompanhando a velocidade do mercado e da expansão de seus negócios.

Você continuará vendo a famosa pata atestando a qualidade dos melhores produtos do mercado, se comunicando com irreverência, falando a língua dos brasileiros e evoluindo sempre. Afinal, com a Tigre, é solução pra toda obra.