Golpe do boleto falso, conheça o que você precisa analisar
para não cair neste golpe

O golpe do boleto falso são cobranças indevidas através de boletos bancários por terceiros que utilizam o nome da Tigre para realizar essas fraudes.

Os fraudadores enviam um boleto falso através de email ou no formato eletrônico, podendo ser em forma de mensagens como: SMS, WhatsApp e através de e-mail com o boleto em anexo ou direciona para uma página falsa com um boleto falso.

Os boletos utilizam informações da Tigre que são muito parecidos com os boletos originais enviados pela Tigre, porém o beneficiário é um terceiro que irá receber o valor credito na conta conforme o banco e conta especificado no boleto.

Antes de efetuar qualquer pagamento, é necessário analisar o boleto cuidadosamente verificando os seguintes passos abaixo.

1) Como identificar um boleto falso?

Ao checar código de barra do boleto, o número registrado deve ser o mesmo na parte superior e inferior do documento.

Três primeiros números também devem remeter ao código do banco que emitiu o boleto, enquanto os últimos dígitos devem representar o valor a ser pago.

Verifique se o remetente do email é um email utilizado pela Tigre para envio dos boletos.

Não clique em links que direcionam para uma página na qual é necessário fazer o download do boleto.

2) Dados Beneficiários

No campo beneficiário deve constar CPF ou CNPJ de quem vai receber o pagamento. Também é fundamental conferir o nome da empresa. Vale a pena buscar por erros de digitação, logotipos trocados, ou até mesmo o CNPJ junto a receita federal para ter certeza de que o documento de fato é verdadeiro.

3) Valor do pagamento

O valor do boleto deve estar informado no campo “valor do documento” e ao final da numeração do código de barras. Importante observar se o valor cobrado no boleto é o mesmo informado no seu histórico de pedidos e-commerce ou loja.

4) Remetentes desconhecidos

Evite visualizar boletos enviados por remetentes desconhecidos em e-mails ou mensagens de redes sociais. Prefira sempre utilizar canais oficiais de compra das lojas ou instituições financeiras e visualize por meio destas páginas.

5) Também não é indicado baixar ou imprimir o documento, já que existem casos de golpes que invadem computadores e instalam

programas para alterar as informações durante o processo de impressão. Sendo assim, se o remetente for conhecido, prefira sempre visualizar o boleto na página ou abri-lo em arquivo PDF.

6) Pagou o boleto falso. Como proceder?

Comunique o banco pelo qual o realizou o pagamento do documento. A instituição vai bloquear a transação. Entre em contato também com a empresa envolvida na fraude, para que tome as medidas de reforço de segurança, e não deixe de fazer um boletim de ocorrência. Assim autoridades podem investigar a ação criminosa.

7) Quais são os canais de atendimento para tirar dúvidas?

Contato via telefone, ligue para o 0800 707 4900

Contato via WhatsApp: 47-99957-0448

Contato via e-mail: csc.cliente@tigre.com

8) É possível sugerir a utilização do DDA (Débito Direto Autorizado)?

Sim. Esta é uma opção do cliente.